
Estamos mesmo num país de manias... As pessoas valorizam-se mais pelo seu título do que pelo que são no seu íntimo... Não consigo aceitar, e até me irrita, ver essas manias a passear-se por ai..! Ele é nos cartões de crédito, nos cheques, que se fazem acompanhar do Dr., Eng., e o diabo a quatro! Mas o que pensa essa gente? São mais importantes que um pobre coitado que até nem teve as oportunidades que merecia e tem um trabalho honesto mas que não é senhor doutor ou senhor engenheiro?? Num país que se quer evoluído isto não pode acontecer, o engenheiro tem que trabalhar em parceria com o pedreiro, o médico precisa do agricultor, o professor do sapateiro, precisamos todos uns dos outros! Sem preconceitos, sem medo de nos caírem os parentes na lama por desempenhar todas as funções sem vergonha! O meu nome continará a ser sempre aquele que os meus paizinhos me deram quando nasci, não quero e até me chateio, quando tentam pôr-lhe um prefixo... Sou quem sou, a universidade não me fez ser outra pessoa, não me deu a educação, deu-me formação, e essa só tenho de "exibir" no meu local de trabalho para fazer bem o que me compete!
Como dizia um velho conhecido meu.... Doutores há muitos, senhores é que á poucos...!
Ora aqui está uma abordagem pertinente! Num pais onde todos são apelidados de Doutores(as), resta saber qual deles ou delas tem o descernimento e sencibilidade do verdadeiro profissionalismo sem a necessidade de se agarrar a duas letras que afinal de contas têm tanto valor como nada!
Eu também não trato os "shores" ou "shoras" doutores/as pela nomenclatura Dr.(ª), mas sim pelo seu nomezinho!!! Ora essa!!! No mundo todos precisamos uns dos outros, sem olhar a pormenores tão insignificantes como estes! Até porque há outras coisas mais importantes na vida e que mereçam atenção!
Quanto a mim, e dando voz a uma afirmação lida neste post feita pela moderadora deste blog, a universidade não me atribuiu um titulo mas sim uma formação/ ferramenta de trabalho que me permite desempenhar hoje em dia aquilo que mais gosto de fazer na vida! Essa é que é essa!
Gostei desta reflexão, anda para ai muita boa gente que nem o prefixo lhe vale de nada!!! Enfim... custa a aceitar, mas estamos em Portugal e isto é assim!!!
De
MissAna a 26 de Outubro de 2008 às 01:43
Infelizmente neste nosso cantinho ainda há muita gente que se julga mais do que é na realidade só porque é senhor doutor... Uma mentalidade antiga, retrógrada e totalmente antiprogressista! Pois num país que se quer moderno o engenheiro têm que arregaçar as mangas quando assim for preciso, e por ai adiante! Tal como disse no seu comentário, há outras coisas na vida que de todo são mais importantes que um titulo. E cada vez se vê mais por este país fora doutores sem trabalho e sem educação, porque essa, essa não se ensina na universidade, aprende-se com os valores da vida!
Que cada um faça o seu trabalho com competência sem manias e vaidades que são totalmente desnecessárias!
Volte sempre! :)
Comentar post